sexta-feira, 10 de setembro de 2010

GASTRONOMIA URBANA: uma experiência cinematográfica expositiva, observacional, interativa e reflexiva

Administrar uma cidade e preparar um pão são dois processos muito semelhantes: ambos necessitam de ingredientes básicos que vão interferir no resultado do produto de acordo com sua qualidade ou quantidade. Com base nesta observação surgiu a ideia do filme "Gastronomia Urbana", que parte do princípio de olhar a receita da cidade através da geografia do alimento.

Com texto e direção de Ricardo E. Machado, "Gastronomia Urbana" faz estas analogias usando de recursos do formato documentário, tendo como ponto de partida narrativo uma panificadora, onde o padeiro explica a função de cada ingrediente de um pão. Suas informações servem de gatilho para disparar conexões com a paisagem urbana através do signo visual interpretativo. A cidade em questão é Curitiba, que é degustada em metáforas baseadas na imagem.

O filme se encontra em fase de produção, com filmagens concentradas entre os meses de novembro e dezembro de 2010, porém já iniciou suas gravações no dia 07 de setembro, registrando Curitiba durante os festejos cívicos da data. Aprovado em primeiro lugar no edital de Filme Digital da Fundação Cultural de Curitiba, "Gastronomia Urbana" tem em sua equipe de produção artistas como o fotógrafo Orlando Azevedo, o escultor Washington Silveira, o roteirista Fernando Marés de Souza e o músico Vina Lacerda. O filme é o primeiro longa de Ricardo E. Machado, que nos últimos 10 anos dirigiu dezenas de curtas em ficção, documentário e videoarte.
O lançamento está previsto para abril de 2011.

Texto: Rodrigo Juste Duarte
Foto: Orlando Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário